Foto: Bruno Guivares Filho
Na imensa esfera terrestre somos um
ponto possível de ser descoberto. Com o avanço das tecnologias digitais
disponíveis, não estamos mais isolados, perdidos no desconhecido ou sem
perspectiva de ser encontrados. A aproximação virtual entre as pessoas tem se
tornado uma prática atual e os “ambientes
virtuais, os quais funcionam, muitas vezes, como extensões das vivencias,
experiências e trocas presenciais.” (SANTANA, 2014, p.60) tem cada vez mais
avançado rumo ao desconhecido. Com isso, as redes sociais passaram a fazer parte
de nossa vida, com todas as facilidades de comunicação entre as pessoas a
qualquer tempo e em qualquer lugar.
Na educação essas ferramentas abrem uma
enorme possibilidade de interação com todos os atores envolvidos no ensino/aprendizagem.
“Durante muito tempo a educação atendeu aos
moldes de disciplinas isoladas e compartimentalizadas, o que dificulta na
atualidade novos procedimentos que leve a uma prática interdisciplinar.” (FILHO
e SÁ, 2016, p.110). Sendo assim, as redes sociais, através das mídias digitais
abrem uma vasta condição de tornar essa interação entre disciplinas,
professores e alunos uma metodologia possível e atrativa do ponto de vista
educacional.
A atração dos
alunos pelas novas tecnologias é indiscutível, para SANTANA (2014, p. 69) “a aldeia global é agora uma nova realidade
para os seres humanos, e a esfera pública do novo milênio.” essa sensação
atrativa pelo novo tem guiado os estudos em busca de adequar as metodologias
utilizadas. As tentativas de adotar alternativas interdisciplinares passam
agora por essa nova realidade, onde a terra não tem mais distâncias que não
possam mais ser alcançadas.
Referências:
FILHO,
Bruno Guivares; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. A
INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DOCENTE: uma análise além dos discursos. In: ANAIS DO III DIÁLOGOS SOBRE A PESQUISA:
Formação Docente em Cena 20 Anos após LDB 9394/96. V. 1, n. 3, dezembro, 2016.
e como fazer isso? vamos propor caminhos?
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