segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

REDES SOCIAIS: O MUNDO ESTÁ CONECTADO.

Foto: Bruno Guivares Filho


Na imensa esfera terrestre somos um ponto possível de ser descoberto. Com o avanço das tecnologias digitais disponíveis, não estamos mais isolados, perdidos no desconhecido ou sem perspectiva de ser encontrados. A aproximação virtual entre as pessoas tem se tornado uma prática atual e os “ambientes virtuais, os quais funcionam, muitas vezes, como extensões das vivencias, experiências e trocas presenciais.” (SANTANA, 2014, p.60) tem cada vez mais avançado rumo ao desconhecido. Com isso, as redes sociais passaram a fazer parte de nossa vida, com todas as facilidades de comunicação entre as pessoas a qualquer tempo e em qualquer lugar.
Na educação essas ferramentas abrem uma enorme possibilidade de interação com todos os atores envolvidos no ensino/aprendizagem. Durante muito tempo a educação atendeu aos moldes de disciplinas isoladas e compartimentalizadas, o que dificulta na atualidade novos procedimentos que leve a uma prática interdisciplinar.” (FILHO e SÁ, 2016, p.110). Sendo assim, as redes sociais, através das mídias digitais abrem uma vasta condição de tornar essa interação entre disciplinas, professores e alunos uma metodologia possível e atrativa do ponto de vista educacional.
A atração dos alunos pelas novas tecnologias é indiscutível, para SANTANA (2014, p. 69) “a aldeia global é agora uma nova realidade para os seres humanos, e a esfera pública do novo milênio.” essa sensação atrativa pelo novo tem guiado os estudos em busca de adequar as metodologias utilizadas. As tentativas de adotar alternativas interdisciplinares passam agora por essa nova realidade, onde a terra não tem mais distâncias que não possam mais ser alcançadas.


Referências:

FILHO, Bruno Guivares; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DOCENTE: uma análise além dos discursos. In: ANAIS DO III DIÁLOGOS SOBRE A PESQUISA: Formação Docente em Cena 20 Anos após LDB 9394/96. V. 1, n. 3, dezembro, 2016.

SANTANA, Camila Lima Santana e. Visibilidade mediada [Recurso eletrônico]: estratégias e ações docentes no twitter. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2014.

Um comentário:

Obrigado por comentar!